Revista MB Recomenda

Galo Preto tem histórias pra contar

Por Nícia Cherem Ribas - 05/08/2022

Quem curte a boa música brasileira vai saborear com muito gosto o livro de Afonso Machado, Galo Preto - Memórias e Histórias, que será lançado pela Outras Letras Editora.
 O conjunto instrumental de choro completou 45 anos durante a pandemia e só agora está festejando a data com muitas boas recordações. Sua estreia foi no Teatro Opinião, em 1975. Naquele ano, muita coisa boa surgiu no cenário musical brasileiro, como os discos A voz do Samba, de Alcione; Joia, de Caetano Veloso; Dois na fossa, de Maysa e Tito Madi. “Na época, havia poesia, música e efervescência em tudo,” diz o Luís Pimentel, na apresentação.
 No livro, o autor, Afonso Machado, faz um grande trabalho de resgate das lembranças. As histórias sobre a criação do conjunto, as primeiras formações, os momentos hilários ocorridos nos bastidores e no palco estão registrados para os amantes da música genuinamente brasileira. Afonso destaca ainda como foram compostas as músicas e como foram escolhidos os títulos.
Na sua trajetória, o Galo Preto cruzou caminhos com os melhores da MBP: Cartola, Elton Medeiros, Paulinho da Viola, Nelson Sargento, Elza Soares, Mário Lago, Nelson Cavaquinho, Claudionor Cruz, Zé Kéti. Está tudo nas páginas do livro. Você não vai querer parar de ler...
O livro possui índice onomástico para você localizar todos que são citados.

Lançamentos:
16 de agosto: Casa Laura Alvim, com show comemorativo dos 45 anos, Ipanema.
09 de setembro: Feira Literária e Cultural de Mendes, show e lançamento, na quadra municipal Sabino Catete.