Homenagens

Nei, o grande bamba do Irajá

Por Luís Pimentel - 28/06/2008

O compositor, cronista, pesquisador e altíssimo astral Nei Lopes, um dos maiores nomes da música brasileira, está lançando finalmente o seu DVD – “Nei Lopes” (Fina Flor), gravado ao vivo no Teatro do Instituto Itaú Cultural em São Paulo – que faz uma parceria com a gravadora, dentro do projeto Toca Brasil.

O belíssimo show de Nei, que resultou no primeiro e já tão esperado DVD do bamba de Irajá, contou com a participação especial do Quinteto em Branco e Preto, Nilze Carvalho (cavaquinho, bandolim, voz) e Humberto Araujo (sax, flauta), e teve a direção musical e arranjos assinados por Ruy Quaresma (violão).

Nei Lopes mostra sucessos eternos do seu repertório de grandes sambas, sobretudo aqueles criados em parceria com Wilson Moreira, como Tempo de Dondon, Gostoso Veneno, Gotas de Veneno, Morrendo de Saudade e Senhora Liberdade, além de novos sambas, em parceria com Zeca Pagodinho (Cavaco e sapato), Dudu Nobre (Pega geral), Efson (Bololô e Firme e forte) e com a dupla Magnú Souzá / Maurílio, do Quinteto em Branco em Preto (Divinas pastoras, Primo do jazz e Xequerê).

Destaques também, no DVD, para as participações muito especiais do cantores e instrumentistas Nilze Carvalho e Humberto.

No making of, cenas do ensaio do show e depoimentos do próprio Nei e de vários amigos, como a cantora Alcione, o compositor Dauro do Salgueiro, o produtor Haroldo Costa, o crítico Hugo Sukman, o irmão Tonga, a mulher Sonia e o diretor musical Ruy Quaresma – que também faz, com seu violão, um duo com a cantora Camila Costa, na interpretação de Samba do Irajá.