Especial

Sons nas palavras de Luís Pimentel

Por Nícia Ribas - 17/01/2019

Ele nasceu baiano, mas logo se fez carioca. E dos bons. Homem das letras, apaixonado pela música brasileira, tudo o que fez ao longo da sua vida profissional foi para registrar, muitas vezes com humor, a cultura do seu país. Agora, na próxima quarta-feira, 23 de janeiro, Luís Pimentel lança seu novo livro Sons da Palavra - Causos, Crônicas e Pérolas da MPB, pela editora Outras Letras.

Entre os “causos”, estão histórias curiosas, tiradas engraçadas, memórias agradáveis e registros históricos. As crônicas homenageiam nomes importantes do cancioneiro nacional; e o que ele denomina Pérolas finas são trechos de letras que considera merecedores de registro.

Sons da Palavra tem cara de almanaque, daqueles de antigamente, com curiosidades e muito bom humor. Não por acaso o escritor já trabalhou no Pasquim e na Mad do Brasil; além de ter sido roteirista da Escolinha do Professor Raimundo. Como jornalista, Pimentel trabalhou ainda no jornal O Dia e Última Hora. Como escritor, publicou as biografias de Wilson Batista, Ary Barroso, Geraldo Pereira e Luiz Gonzaga, com direito a prêmios literários. Atualmente é o editor da publicação on line Revista da Música Brasileira.

Na orelha do livro, outro conhecedor da música brasileira, Augusto Pinheiro, destaca trechos como os que narram parcerias admiráveis (Vinicius e Tom) e algumas improváveis (Vinicius e Adoniram Barbosa) e diz: “Com o olhar de pescador, ele vai tecendo uma rede de palavras sonoras que resgatam, do manancial riquíssimo da nossa cultura, pequenas histórias musicais, que rege com maestria.”
O lançamento do livro será no dia 23 de janeiro, quarta-feira, no Bar Bip Bip (Rua Almirante Gonçalves, 50, Copacabana, Rio de Janeiro), a partir das 19 horas.