Especial

Cecilia Stanzione & Mário Sève no Ibermúsicas

Por PH de Noronha - 07/04/2022

Concerto virtual de Cecilia Stanzione e Mário Sève (foto) terá canções do álbum Canción Necesaria e novas músicas da dupla, incluindo uma parceria inédita com Joyce Moreno.
A cantora argentina Cecilia Stanzione e o saxofonista e flautista carioca Mário Sève farão um concerto virtual no Rio de Janeiro no próximo dia 13 de abril, às 20h, para marcar o relançamento do álbum autoral Canción Necesaria, em todas as plataformas digitais, pelo selo independente Mills Records.
Canción Necesaria contempla a fusão musical e poética das obras dos dois artistas sul-americanos. O álbum foi descrito por Luiz Antonio Simas (escritor, historiador e profundo conhecedor da música brasileira) como “um encontro entre Brasil e Argentina que resultou em uma das coisas mais bonitas da música nos últimos tempos”. Segundo Simas, “o CD inteiro é uma beleza!”.
Natural da Província de La Pampa e criada em Buenos Aires, Cecilia Stanzione foi solista no grupo do renomado compositor e cantor argentino Chango Farías Gómez. Radicada no Rio de Janeiro há mais de uma década, Cecília também faz preparação vocal e dá aulas de canto.
Doutor em Música, Mário Séve integra a banda de Paulinho da Viola e é fundador e músico dos grupos instrumentais Nó em Pingo D’Água e Aquarela Carioca. Além de instrumentista, Mário também é compositor e arranjador, tendo já lançado o disco solo Casa de todo mundo.
No concerto virtual, Cecilia canta e faz percussão e Mário é responsável pelos sopros e arranjos. O casal será acompanhado por Adriano Souza, nos teclados, e Kiko Horta, no acordeão.
Com uma hora de duração, o concerto terá roteiro baseado em parcerias da dupla e músicas instrumentais e canções em espanhol e português, As composições de Cecilia e Mário têm estilos argentinos e brasileiros, evidenciando a proximidade das culturas dos dois países. Destacam-se Los hermanos (Atahualpa Yupanqui), Melodia sentimental (Villa-Lobos), Drume negrita (Eliseo Grenet), Vou-me embora pra roça (Mário Sève e Paulinho da Viola) e Infinito (parceria inédita de Cecilia Stanzione e Joyce Moreno, com letra em espanhol).
O concerto, premiado pelo Ibermúsicas, será realizado e transmitido no dia 13 de abril, quarta-feira, às 20h, no palco do Eco Som Studios, no Rio de Janeiro, através do canal do YouTube da gravadora Mills Records:
https://www.youtube.com/user/CarlosMills

O que é Ibermúsicas?
Ibermúsicas é um programa de cooperação internacional multilateral dedicado exclusivamente às artes musicais. Promove a presença e o conhecimento da diversidade musical ibero-americana, estimula a formação de novos públicos na região e expande o mercado de trabalho para os profissionais do setor Ibero-americano. Ibermúsicas é um projeto multilateral de cooperação técnica e financeira entre os Ministérios e Secretarias de Cultura dos países parceiros. No Brasil, a parceria se dá com a Funarte. O Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas Ibermúsicas foi aprovado na XXI Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Assunção, Paraguai, em novembro de 2011 e está enquadrado no Espaço Cultural Ibero-Americano da Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB).


PH de Noronha é jornalista