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Zé Paulo Becker, um craque em qualquer roda

Por Luís Pimentel - 16/09/2008

Um dos maiores virtuoses do violão brasileiro, Zé Paulo Becker, craque do Trio Madeira Brasil e dono de carreira solo das mais respeitáveis na música instrumental brasileira, mostra que é também, como compositor, um dos nomes mais brilhantes de sua geração.

Para quem tinha alguma dúvida a respeito dos enormes recursos estilísticos do moço, o recém-lançado Um violão na roda de choro chega em boa hora. Neste CD, além da presença do violão dedilhado com dedos de veludo, impressiona a qualidade da obra autoral de Zé Paulo, das composições ricas em harmonias e arranjos, da riqueza de suas nuances, da criatividade sem limites.

No encarte do CD, o compositor e instrumentista diz que o choro apareceu tarde em sua vida (imaginem!) “Já tinha 12 anos de violão clássico quando comecei a me interessar pelo universo da música popular brasileira e, em especial, pelo choro”. Com 12 de violão clássico e o talento especialíssimo que Deus lhe deu, o artista estaria, é claro, pronto para qualquer gênero musical.

Por sorte do choro, dos chorões e dos admiradores da boa música, este foi um dos gêneros escolhidos por Zé Paulo Becker para mostrar o que sabe. E neste CD, onde o choro dá as cartas, ele mostra que sabe o bastante para fazer um disco - desde já candidato a disputar o título de um dos melhores do ano – antológico e delicioso.

Em 14 composições autorais, sempre acompanhado pelos amigos e talentosíssimos músicos Mário Almeida, Rui Alvim, Carlos César, Marcelo Gonçalves (um dos seus parceiros no Madeira) e Beto Cazes, Zé Paulo mostra com este Um violão na roda de choro que é, hoje, um dos maiores nomes da melhor música instrumental que pode ser feita em qualquer canto.

É imperdível.